Participe

Grupos do Google
Participe do grupo Escola Biblica Evangélica
E-mail:
Visitar este grupo

domingo, 4 de janeiro de 2009

Aprendendo com as formigas


APRENDENDO COM AS FORMIGAS

Pv 6:6-8: Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos, e sê sábio; a qual, não tendo chefe, nem superintendente, nem governador, no verão faz a provisão do seu mantimento, e ajunta o seu alimento no tempo da ceifa.

Pv 30:24-25: Quatro coisas há na terra que são pequenas, entretanto são extremamente sábias; as formigas são um povo sem força, todavia no verão preparam a sua comida...Inspirado por Deus, Salomão nos leva a meditar sobre as formigas e nos manda que aprendamos com elas:

Podemos aprender muito com esses insetos, Salomão nos convida  aprender com elas algumas lições que podem mudar a vida de qualquer um para melhor.

I– Aprender a trabalhar

As formigas aparentemente não tem um líder aparente, entretanto, sem precisar ninguém mandar, elas executam o seu trabalho. Salomão recomendava aqui não apenas o aprendizado com a formiga para o trabalho secular, mas também o trabalho para Deus! As formigas nos ensinam que em tempo oportuno todo trabalho deve ser feito, pois viram dias em que não se pode trabalhar, por isso elas trabalha de verão a verão, exceto no inverno, trabalhar sem preguiça: João 9:4 “...trabalhai enquanto é dia...”; João 5:17 “Meu Pai trabalha... e Eu trabalho também”! II TES 3:10-12. Somos um povo trabalhador! A Preguiça traz Maldição! – Prov 24:30-34 / Prov 13:4. Ao se Converter, Paulo mandava “trabalhar” – Ef 4:28!

II- Aprender a perseverar

As formigas são obstinadas, não olham para o tamanho do desafio;

As formigas são corajosas, Enfrentam folhas e desafios 100 vezes mais pesados do que sua massa corpórea;

São incansáveis, alguém já viu uma formiga descansando debaixo de uma folha larga e aconchegante?

III- Aprender sabedoria

As formigas são:

Organizadas: “Elas não tem chefe, nem superintendente, nem governador”, mas, trabalham em Equipe e em prol da Equipe que é a sua Colônia;

Disciplinadas: Trabalham sem precisar de ninguém ficar empurrando, cada uma desenvolve ininterruptamente a sua função;

Prevenidas: “No Verão faz a Provisão e ajunta”. Lembre-se da alegoria da formiga e da cigarra.


Nenhum comentário: